segunda-feira, 20 de abril de 2015

Sustentabilidade: UFCG reutiliza pneus para jardinagem do campus de Cuité

Também foram reaproveitadas toras de algarobas para produção de cercado
Jardim de pneus localizado próximo a Unidade Acadêmica de Educação

A Prefeitura Setorial do Centro de Educação e Saúde (CES), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cuité, vem desenvolvendo nos últimos dias ações que visam a sustentabilidade através do reaproveitamento de produtos inutilizados na decoração de árvores e jardins nos variados setores do campus.


Um bom exemplo é a implantação do ‘Jardim de Pneus’ – que consiste na reutilização de pneus como vasos coloridos. Outra ação desenvolvida é a implantação de cercados em algumas árvores feitos com material extraído de algarobas do Horto Florestal (Olho D’água da Bica) do CES.

“Tanto o Jardim de Pneus, quanto o reaproveitamento das algarobas, fazem parte de um projeto de consciência sustentável que estamos tentando desenvolver no CES. Na primeira ação, utilizamos pneus inservíveis que seriam descartados e gerariam danos ambientais e transformamos em vasos alternativos e instrumentos de decoração para jardim”, explica o prefeito universitário do CES, Gustavo Correia.

Já na outra ação, foram retiradas do Horto Florestal algumas algarobas, tendo em vista que esta vegetação diminui a biodiversidade local e o desenvolvimento das plantas nativas desta região, e assim para que não houvesse desperdício, o material das algarobas foi reaproveitado na confecção de decorações rústicas e novos efeitos paisagísticos.

A Prefeitura do CES ainda irá ampliar a ideia do jardim de pneus por várias localidades do campus. Com relação às algarobas, o prefeito informa que já está sendo confeccionado bancos e mesas rústicas nas proximidades dos blocos de sala de aula e administrativo, além de um local apropriado de recreação no Horto Florestal.
Jardim de pneus localizado em frente ao LIAp
Cercado em fase de construção
Cercado pronto no pátio de entrada do CES
Ascom/CES 

Nenhum comentário:

Postar um comentário